Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Débora uma mulher de valor !!!

 DÉBORA

( uma mulher de valor )


Todo ser humano tem suas habilidades pessoais em determinadas áreas, uns para serem líderes outro para serem liderados, uns para ser destaque, outros ficam no anonimato, verdade é que todos nós temos uma função em especifico e ninguém está excluído desta regra.

Gostaria de fazer um breve relato sobre a vida de uma mulher que em sua época viveu como uma líder sendo que tal posta era incomum para as mulheres, estou falando de Débora uma profetiza que se tornou líder em Israel no tempo dos Juízes, alias foi a única mulher a se destacar naqueles dias.É fato que pessoas seguem outras por acreditarem nos seu ideais ou por suas atitudes que elevam a uma projeção diferenciada e assim foi com Débora a ponto de influenciar até mesmo comandantes de exécito de seu tempo:

Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? ( Jz 4- 4.6 )

Baraque foi um comandante de uma guerra que deu início após o chamado de Débora que foi levantada por Deus para direcionar seu povo, ao que tudo indica este homem tinha uma certa dúvida sobre sua autoridade a ponto de chamá-la para ir junto a guerra.

E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes ( Jz 4.9 )

Débora não se intimidou e nem mostrou nenhum tipo de medo, estava certa de que a batalha seria vencida porque o Senhor já havia lhe revelado, tamanha era a força desta mulher  que influenciou não só a Baraque mas também outros líderes:

Então, Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e com ele subiram dez mil homens; e Débora também subiu com ele. ( Jz 4.10 )

E assim ela através de convicções firmes um exército se formou pela sua influência e estavam prontos para guerrear a favor de um povo que foi escolhido por Deus para viver livres, isso só é possível, quando pessoas mostram reputação e constroem um alegado a ser seguido. Antes de influenciar o povo a ir para guerra Débora já tinha se destacado como juíza e profetiza e foi a guerra junto com seus influenciados e mais uma vez se destacou:

E cada vez mais a mão dos filhos de Israel prevalecia contra Jabim, rei de Canaã, até que o exterminaram. ( Jz 4.24 )

O povo foi conduzido a vitória porque uma líder em potencial como Débora não tinha nas mão o desejo de impor nada a ninguém, o que ela  tinha na verdade era o dom de Deus a uma incrível habilidade para despertar nas pessoas o desejo por algo, as pessoas, os líderes de Israel e os dez mil homes que fora para a vitoriosa batalha acreditaram na causa a ponto de arriscarem suas vidas em nome de um bem comum, provando que a mulher tem o seu valor e pode sim estar a frente de batalhas.

Ainda que minoria existem mulheres como a que foi apresentada neste breve relato que tem o dom de mudar a história de pessoas através de suas habilidades e experiências que podem ser a diferença em muitos lugares, mas vale lembrar que Débora fui suscitada para um trabalho, assim como qualquer outra pode ser, basta ter a direção do Espírito Santo de Deus, pois assim como os homens, as mulheres também tem o fantástico dom de liderança, o dom de despertar o desejo de fazer, ter uma causa acreditar nesta, conquistar seguidores e juntos realizar uma fusão de valores que certamente romperá as barreiras do improvável aos olhos de muitos.

                                                                                                                                  



                                                                                                                              Márcio Oliveira


quarta-feira, 26 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DO OUVIR

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (MT 11:15)


Todo ser humano é uma valiosa fonte de informação, portanto quando deixamos de escutar o que alguém quer compartilhar algo conosco, estamos cerrando nossa mente de algo que pode nos edificar, ou até mesmo nos corrigir de algo que muitas vezes erramos sem perceber. Ouvir é bom, quando se trata daquilo que gostamos, mais, porém se torna muito ruim quando se trata daquilo que precisamos.

Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o Senhor, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei; (DT 31:12)

Observem que neste texto, Moisés da as ultimas instruções ao povo que foi liberto do Egito, é um exemplo muito claro da importância do ouvir, pois deveriam estar atentos sobre o que iria ser lido ao longo do tempo, pois tratava-se das Tábuas da Lei.

Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra (IS 1:19)

O Senhor Chama a atenção de Judá, por causa dos pecados daquela Nação, e deixa bem claro que seus pecados seriam esquecidos e aquilo que era trevas, se tornaria glória se o povo desse ouvido as suas palavras.

Bem amados, que esta mensagem venha ajudar a meditar melhor sobre a importância de ouvir as pessoas em nosso redor, pois são as ferramentas que o Senhor usa quando quer nos falar algo, seja por meio de pregações, palestras, diálogos, também vale lembrar que nos dias de hoje, grandes oportunidades podem estar camufladas em encontros casuais, um encontro com um amigo, através de conversas informais podem surgir ofertas de emprego, bolsas de estudo e porque não falar do Evangelho também?

Portanto essa pessoa que senta ao seu lado no seu local de trabalho, que fica ao seu lado na sala de aula, pessoas do seu circulo intimo de amizade, seus familiares enfim pessoas que fazem  parte de seu cotidiano, são uma poderosa fonte de informação, ouça o que eles tem a dizer com muita atenção, pois o que dizem hoje pode não te servir no presente, más  poderá fazer a diferença para você no futuro!  


                  


Que Deus os Abençoe!


                                                                                                   (Por Márcio Oliveira)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Respeite seu Líder

Moisés


Mais um exemplo de autoridade constituída por Deus, quando foi decretado pelos egípcios que todos os bebês do sexo masculino deveriam morrer seus pais o esconderam, e o colocaram a margem do Rio Nilo dentro de um cesto, posteriormente foi achado pela filha de faraó de forma providencial salvando assim sua vida.                  ( Ex 1.15-20 2.1-10 ).

A partir do (Ex 3) Moisés  é chamado pelo  Senhor para um tarefa que mudaria para sempre a história da humanidade, quando foi chamado para ser líder, e tiraria o povo das mãos de faraó e os levaria para a Terra Prometida.

Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!           (Ex 3.4)

O poder de Deus se manifestou através de vida de Moisés:

Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda.
Assim, o Senhor livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo. (Ex 14. 29-31).

Deus dá a Moisés as Tabuas de Lei em (Ex.19-25), mostrando assim o grau de intimidade que havia a ponto de haver uma comunicação direta entre os dois.

Por meio de sua especial comunhão com o Senhor, Moisés mais uma vez foi exaltado, quando seus irmãos Arão e Miriã contestaram sua autoridade de mediador entre Deus e Israel, ele não respondeu as acusações, mais o próprio Deus saiu em sua defesa:

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?  (Nm 12.8).

Nesta passagem bíblica fica claro que, quando se rebela com uma autoridade espiritualmente constituída, está se rebelando contra o próprio Deus...


Conclusão:  MOISÉS FOI UMA AUTORIDADE CONSTITUÍDA POR DEUS



Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. (Rm13.1-2)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

DETERMINAÇÃO (Acredite em você)

Determinação


Quando falamos e, determinação estamos falando de algo em que acreditamos e devemos lutar com todas as nossas forças para conquistar.

São muitos os obstáculos, quando alguém que acredita em suas idéias e objetivos enfrenta, mas a determinação, é uma virtude acondicionada a pessoas que acreditam que podem fazer a diferença, um exemplo interessante é o de Thomas Edison o inventor da lâmpada, depois de vários testes seus assistentes já estavam desanimados que já haviam cometido setecentos erros, mas ele estava feliz, pois disse: estamos mais próximos de chegar a invenção, pois já descobrimos setecentas coisas que não se deve fazer !!!!!!

Veja o que diz o apostolo Paulo:

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
(Rm 12.2)

Podemos dizer que todo ser humano tem duas vidas, o que já viveu (seu passado), e o que ainda irá viver (seu futuro), e o ponto de referência é este momento chamado presente e este dia chamado hoje, não podemos mudar o passado, mais podemos construir um novo futuro.

Quando Paulo fala de não se conformar está chamando o povo de Roma para uma novidade de vida algo que pode transformar, um renovo que traz liberdade e que agrada a Deus!


Seja você também renovado lute em prol dos seus sonhos, não desanime encare seus erros como um processo de aprendizado e aprimoramento e lembre-se:








“Daquilo que você é você pode muito mais!



Amém!

(Márcio Oliveira)


sábado, 22 de junho de 2013

O verdadeiro Líder está em segundo lugar

VERDADEIRO LÍDER ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR

Quero dedicar este texto ao amigo, irmão na fé e colega de Seminário Teológico: PRESBÍTERO SERGIO LAPA da Igreja Unida de Guaianazes, que no dia 24/11/2012 foi poderosamente usado por Deus, ministrando nossas vidas com uma pregação sobre o título acima ”

 Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
(Lc 9. 23-24).


Se alguém quer vir após mim:

O primeiro e verdadeiro líder, deu um recado á aqueles que queriam segui-lo, deveriam realmente ser pessoas de propósito e fieis para com a obra de Deus.
Vale lembrar que Jesus chama pessoas para segui-lo, e não para tomar a frente na obra que estaria por vir, e somente pessoas dispostas a serem submissas as recomendações do mestre estariam aptas para trabalhar como ceifeiros na ceára do Senhor. Uma advertência ao preço do discipulado.


a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me:

Esta aceitação implicava em uma mudança radical de vida, é a aceitação de livre e espontânea vontade de ser participante das tribulações de Cristo.
Implica em uma mudança total de caráter, ou seja, nascer de novo, cultivar uma autodisciplina e frutos do Espírito, ser extremamente carismático, uma das marcas do grande líder. Em fim ter o compromisso firme de assumir a causa e não abandoná-la mesmo que o preço seja a própria vida.


Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á:

Para o homem natural é muito difícil se desvencilhar de tudo aquilo que satisfaz o seu ego: carro, casa, formação acadêmica, dinheiro etc..
O homem é dotado de uma autoconfiança sem limites, a ponto de achar que influência e poder pode substituir o poder de Deus, achando que está no total controle de sua vida, por esse motivo podemos observar o quão difícil é priorizar as coisas do reino quando se tem o coração voltado a coisas materiais, algo que não se deve aplicar ao servo, que decide ser um líder que ocupa o segundo lugar por isso Jesus diz:

Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico reino de Deus. (Lc 18.25).

O ensino de Jesus cobriu praticamente todas as áreas de conhecimento do ser humano, alguns deles dirigidos aos seus seguidores e outros a população em geral, mas nunca deixou de ser explicado o reino e o verdadeiro sentido, que fazia de Jesus o primeiro e único líder, que transitou entre nós, portanto aquele que procura salvar a sua vida, salva somente aquilo que ele dá valor como pessoa e mais nada...
 quem perder a vida por minha causa, esse a salvará:

Perder a vida por amor de Cristo, não que dizer renunciar a tudo, pois todo ser humano tem direito a sonhos, projetos e realização dos mesmos. Mas perder a vida por amor do Evangelho é colocar a obra como primazia de nossas vidas, para fazer a vontade daquele que nos escolheu.

A nossa vida não depende só daquilo que almejamos o Senhor é aquele que providencia todas as cosas que necessitamos, portanto é nosso dever de servo confiar em Deus sobre todas as instâncias e se manter no centro de sua vontade, que é o segundo lugar, perdendo sua vida para o mundo secular mais ganhado para o mundo celestial.


“Não existirão líderes, se não existirem seguidores”
                    (Malcolm Steverson Forbes)


Não existe o segundo lugar, se não houver o primeiro, no mundo secular á um dito que diz: “O segundo lugar é o primeiro perdedor”, mas no mundo espiritual podemos concluir que: “O segundo lugar é um grande vitorioso”, porque reconhece que o primeiro posto é daquele que morreu por nós na Cruz do Calvário, nos deixando um vitorioso legado, um exemplo que vale a pena seguir.


Conclusão: Para honra e para a glória do Senhor Jesus, seja o segundo lugar!


Que Deus os abençoe e guarde!!!!!

Márcio Oliveira





quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifesto 2013 (Até quando esperar)

Até Quando Esperar


Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
E cadê a esmola que nós damos
Sem perceber que aquele abençoado
Poderia ter sido você
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Sei
Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Esperando a ajuda do divino Deus



 Esta música é cara de um povo, que já está cansado de aceitar abusos políticos, de uma minoria que simplesmente está às vistas de seus próprios interesses.
Esta música é da década de 80 mais ainda é atual, o que mostra que nosso país esta nas mãos de uma minoria à muito tempo, quero dizer estava, porque homens, mulheres e jovens se agigantaram em nome do gigante pela própria natureza, foram as ruas em nome da justiça para mostrar a força de uma Nação, que unida vai mudar a história, isso é só o começo!!!!!!!
Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor !!!!!!!

(Márcio Oliveira)



terça-feira, 18 de junho de 2013

10% INSPIRAÇÃO 90% TRANSPIRAÇÃO

 SUBMISSÃO, INSPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO

O ato de se submeter, não implica dizer que alguém se tornou um escravo da vontade de outro, até porque, a natureza humana é tendenciosa a resistir e agir com rebeldia em casos incompetentes e ditatoriais. Líderes e liderados são responsáveis por algo, diante de Deus, a submissão a autoridade do homem reflete na autoridade de Deus, pois todos estão sobre as ordens da mais alta de todas as autoridades “o próprio Deus”.

Dificilmente alguém consegue criar algo ou alcançar um objetivo sozinho, é certo que todo ser humano precisa de certa autonomia para agir, mas a total independência pode levar a frustração, já a submissão cria laços entre pessoas de pensamentos em comum, o que facilita em muito nas realizações, a seguir será apresentado um breve relato de um grande líder, que foi submisso a sua autoridade, e que também, foi um grande líder, mostrando que sua causa tinha fundamento, e que acabou conquistando a confiança de seus seguidores.

SUBMISSÃO
Neemias, já era uma pessoa de destaque durante o reinado de Artaxerxes          (464 a 424 a.C.). Era o chamado copeiro do rei, portanto podia falar livremente quando precisava, relacionamento este que deu resultado, quando Neemias tornou-se uma ferramenta poderosa nas mãos de Deus para reconstrução dos muros de Jerusalém.

Quando Neemias soube da real situação em que se encontravam os moradores de Jerusalém, ele ficou muito triste e angustiado, mas não ficou parado se lamentando recorreu ao líder que ocupa o primeiro lugar:

ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. (Ne 1.4-7)

O total reconhecimento e soberania de Deus sobre o mundo é parte importante para um bom relacionamento espiritual, e por tal, Neemias pode interceder junto ao todo poderoso, pedindo que lhe fossem ouvidas as suas orações em favor de Jerusalém.

Relacionamentos saudáveis entre líderes e liderados, podem ser de grande valia em momentos difíceis, Neemias depois de ter recebido noticias de Jerusalém estava muito abatido a ponto de chamar a atenção do rei:
O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração (Ne 2.2).

Com esta atitude o rei mostrou que conhecia bem seu liderado, a ponto de afirmar que não se tratava de uma enfermidade física, mas que se tratava de algo que envolvia sentimentos foi então que Neemias se fez valer da oportunidade, para expor seus sentimentos e planos para ajudar não só a reconstruir os muros de Jerusalém, mas para mudar o estilo de vida deturpado dos judeus, resultado:

Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo.        ( Ne 2.6)

Neemias, não só ganhou a aprovação do rei, mas também todo o suporte necessário para que a reconstrução fosse iniciada e constituiu-o como governador de Judá e também deu salvo-conduto para apresentar em outras províncias por onde passaria. O rei concedeu a seu servo tudo que ele pedira produto de um bom relacionamento “autoridade x submissão”, somado a principal fonte de provisões que é o nosso primeiro e verdadeiro líder o Deus todo poderoso.


INSPIRAÇÃO

A uma idéia ou sentimento que é nascido no espírito, damos o nome de inspiração, quando Neemias chegou a Jerusalém ele enfatizou que não partiu dele o plano de reconstruir os muros e sim, que era desejo do próprio Deus.

O poder de comunicação faz toda a diferença para um líder, Neemias reuniu o povo e fez um discurso que mobilizou todos os indivíduos ali presentes, conduzindo-os a acreditarem que algo deveria ser feito, pois Jerusalém não deveria estar no estado em que se encontrava. Podemos perceber que Neemias teve a preocupação de expor a situação antes de chamar o povo para qualquer decisão o que caracteriza o seu perfil de um grande líder, não imputando culpa a ninguém, pelo contrário incluiu-se naquele difícil momento que Jerusalém atravessara mas crendo e fazendo as pessoas também acreditarem  que tudo estava prestes a mudar:

Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; (Ne 2.17a)
Depois de um breve relato da situação já era hora de partir para a reação, foi quando disse a todos que a restauração deveria começar:
vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.  (Ne 2.17b)
Quando as pessoas passam a acreditar no seu líder, eles o seguem fielmente abraçando a sua causa aconteça o que acontecer, a causa do líder passa a ser a causa dos seus liderados.
Liderar não é impor, e sim despertar o desejo de fazer”
Autor desconhecido
Certamente até este ponto Neemias já havia mostrado não só os problemas, mas também sua marca como pessoa, no aspecto moral, em princípios de convicção e de um caráter santo, que visa o bem comum e o aperfeiçoamento, fazendo as pessoas se sentirem bem ao seu lado mostrando o comprometimento não só com a obra em si mais com o desejo que primeiramente veio de Deus e testemunhando o que Deus fizera até ali em seu favor:
E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara (Ne 2.18a).

TRANSPIRAÇÃO

Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. (Ne 2.18b)

Valeu todo esforço de Neemias, pois os planos de reconstruir os muros de Jerusalém iriam começar o povo não era mais gente simples, através de um grande líder, se tornaram seguidores de uma causa e estavam dispostos a colocá-la em prática porque acreditaram que era o certo a se fazer, que seus esforços não seriam em vão, tudo isso graças a uma poderosa ferramenta de Deus “Neemias”, que conhecia bem o caminho a ser percorrido, assumindo riscos, mas sem deturpar sua visão e atraindo para si as pessoas. O segredo, foi fazer tudo com o coração, viver com coragem, deixar o passado para trás e se preparar para o futuro, enfrentar os desafios sem temer o que possa acontecer e sem se acovardar diante de seus adversários, acreditando que sem profissionais na construção poderia construir ou muros e sem soldados preparados, estava pronto  para a guerra, isso é paixão pela causa “é viver com o coração” !!!!!


“Liderança é a capacidade de unir homens e mulheres num propósito comum, e o caráter que inspira confiança”

 (Lord Montgomery)

Neemias é um grande espelho no que diz respeito à liderança, mas vale ressaltar sua submissão ao rei, e principalmente sua vida de comunhão com Deus:

E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado (Ne 1.5-6)

Neste trecho, podemos observar que Neemias reconhece a autoridades de Deus sobre tudo e todos, antes mesmo de começar agir ele orou pela situação, e também pelo povo que futuramente lideraria, pedindo sabedoria e união entre os povos para que o passado deles fosse apagado e uma nova fase desse início.

Ele sabia que tinha um caminho difícil pela frente, mais sabia que poderia recorrer a aquele que, rompe todas as barreiras, abre portas para os seus passarem em segurança, portanto:

“O verdadeiro líder reconhece o verdadeiro líder, o deixa ir a frente, só depois abre caminho para seus liderados”

(Márcio Oliveira)



QUATRO HOMENS E UM IDEAL !!!!

  
Quando se fala em pessoas, estamos falando de relacionamentos e tarefas, processos e pessoas e vice-versa, não há como executar algo sem esbarrar em um destes aspectos aqui mencionados, ou seja, é importante que haja uma química relacional para que se saiba, por exemplo, as prioridades das pessoas em nossa volta, visão de futuro, interesses pessoais, personalidades sonhos em fim ganhar a confiança das pessoas a nossa volta é muito importante.

No Evangelho de Marcos capítulo 2 conta a história de quatro homens, que tinha uma missão em comum e se uniram no mesmo desejo não se intimidando com obstáculos:

Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. (Mc 2.3-5)

Marcos relata a história de muitos milagres feitos por Jesus e este aqui mencionado envolve cinco pessoas, um paralítico e espera de um milagre e quatro homens dispostos a ajudá-lo, aqui começa o exemplo de determinação marcado pela fé alguns ponto serão destacado nestes versículos:


conduzindo um paralítico, levado por quatro homens:

Quatro pessoas que aqui se ajuntaram num ato de solidariedade, visando o bem comum de uma pessoa, a Bíblia não relata se eles se conheciam, ou se conheciam o paralítico, mas vale destacar o trabalho sendo realizado por meio da união, pois foi necessário quatro homens para carregar aquele coxo, mostrando assim que nem tudo é possível de realizar sozinho.


E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão:

O propósito de chegar até Jesus estava muito difícil, porque muitos queriam ser curados e outros estavam curiosos para ver os milagres realizados, neste caso aparece um problema para ser resolvido.
Podemos analisar os problemas sobre algumas vertentes, ele pode ser grande ou pode ser do tamanho que nós imaginamos ele pode nos parar ou nos motivar a seguir em frente arrancando-nos da zona de conforto e nos incentivando a buscar alternativas, literalmente falando abrindo portas pelas quais não passaríamos.

Problema é algo sobre o qual você pode fazer alguma coisa. Se você não puder fazer nada, não se trata de um problema; trata-se de uma situação difícil.

“Abraham Kaplan filósofo”


descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente

Certamente podemos destacar que a união faz a diferença, os quatro homens que carregavam o coxo, se depararam juntos com um problema, e juntos permaneceram, e juntos acharam uma alternativa para cumprirem juntos sua missão, atestando que todo problema tem solução e mostrando que não podemos ter sucesso sozinhos, hora mais hora menos precisamos uns dos outros.

Em toda parte ninguém está livre de dificuldades, que nos ajudam a crescer em todos os nossos sentidos, porque o tamanho da pessoa deve ser maior que o tamanho do problema, aqui nós vemos quatro gigantes que não se curvaram diante da adversidade, pelo contrário traçaram um plano para seguirem em frente mostrando que seus objetivos estavam muito além de simples obstáculos e o resultado não poderia se diferente, “VITÓRIA“.


Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.

Jesus reconheceu o ato daqueles homens, mas podemos observar que daquele momento em diante eles entram no anonimato, por que o trabalho deles terminava ali com êxito, pois dali em diante era o poder de Deus que se manifestaria.

Mesmo estando no anonimato, o ato desses quatro homens o imortalizaram a ponto de ser registrado nas Escrituras Sagradas, mas fica registrado o resultado de todo esforço, união, determinação que somente pessoas que acreditam no impossível, podem ver o impossível acontecer, não importa se no anonimato para o mundo, mas sim com uma grande exaltação no mundo celestial que aguarda todo aquele que crê, no poder transformador de Deus.


O objetivo desses quatro gigantes, era a cura do paralítico, qual é o seu?






Que Deus os abençoe e guarde!


Márcio Oliveira